A nossa histórica ponte metálica foi reinaugurada no dia 24 de junho de 2000, recebendo a denominação “Dr. Diniz Assis Henning”.
As solenidades reuniram mais de cinco mil pessoas. Durante o evento, que durou aproximadamente duas horas, a família do médico Diniz Assis Henning recebeu o Decreto de denominação da ponte.
- No meu livro Rio Negro 150 Anos há mais informações sobre isso. Vale a pena conferir! 😉 Clique aqui para encomendar o seu exemplar.
O médico Diniz Assis Henning nasceu em 2 de novembro de 1929 e faleceu em 20 de julho de 1987. Foi clínico geral, anestesista e ortopedista. Sempre foi considerado o médico das famílias, amigo e filantropo que atendia a todos sem distinção de classe social.
Diniz Assis Henning estudou na Escola Municipal do Sítio dos Rauen e Instituto de Educação Rionegrense do professor Venceslau Muniz, além do Internato do Colégio Paranaense. Iniciou a faculdade de medicina da Universidade Federal do Paraná em 1951, fazendo seus estágios no Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta em Curitiba (onde há atualmente o Hospital Pequeno Príncipe), e no Pronto Socorro Ipiranga em São Paulo. Também frequentou os serviços de radiologia e anestesiologia do Hospital das Clínicas de Curitiba.
Em Mafra atuou como:
- Médico da Cooperativa dos Ferroviários e Rodoviários por seis anos.
- Diretor Clínico do Hospital São Vicente de Paulo por dez anos, além de ser o responsável pelo serviço de radiologia do hospital pelo período de 12 anos. Foi ainda anestesista e responsável pela ortopedia por seis anos neste mesmo hospital.
- Diretor da Maternidade Dona Catarina Kuss no período de março de 1972 a março de 1986.
Em Rio Negro:
- Diretor do SAMDU.
- Médico na Maternidade de Rio Negro e Hospital Bom Jesus.
Na região foi fundador do Banco de Sangue e Serviço de Hidratação Infantil. Diniz Assis Henning também foi Médico Perito do Instituto de Aposentados e Pensionistas da Indústria (IAPI). Quando o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi criado, Diniz passou a ser o Coordenador da Perícia Médica e depois se tornou chefe do departamento médico. Foi também o Coordenador do Acidente do Trabalho, até sua aposentadoria no Instituto, e 2º Tenente da Polícia Militar do Paraná.
LEIA TAMBÉM: Pedágio na Ponte Metálica já foi realidade no passado
Vários relatos citam que Diniz Assis Henning era um homem altruísta, simples e muito dedicado. Em um texto escrito por Sônia Maria Mormann Wibbelt no ano de 1987 para o jornal Gazeta de Riomafra, consta:
Grande doutor! Honrou seu juramento e fez de sua profissão a sua vocação. Homens como ele enfeitam o céu e deixam um enorme vazio na terra… Dr. Diniz Assis Henning, médico amigo, o bom samaritano que tantos pobres e infelizes tiveram a felicidade de encontrar no meio do caminho. Durantes muitos anos o médico Diniz foi ainda, o diretor-clínico da Maternidade e Hospital de Mafra, onde também atendia a todos indistintamente. Apesar de seu nome referenciado para a Ponte Metálica pelos vereadores rionegrenses e depois pelos mafrenses, toda a população concordou com a mais que merecida homenagem que recebeu o Dr. Diniz Assis Henning, o médico amigo de várias gerações!
* Com informações do jornal Gazeta de Riomafra
LEIA TAMBÉM: Saiba por que a histórica Ponte Metálica de Rio Negro nunca caiu
Foi médico da minha mãe nos anos 60, quando morávamos em Mafra. Grande ser humano!
Grande colega, ser humano fantástico. Pouco convivi com ele mas sua história conheci.
Olá Timóteo, fomos colegas no ginásio no Colégio Barão de Antonina.
Exemplo para os jovens de nossa família nunca desistir. Parabéns para nos que temos a hora de saber da história da família hennig.
Justa homenagem , saudades eternas , meu querido irmão!
Justa homenagem , meu querido irmão ,saudades eternas !!!
Me atendeu inúmeras vezes em seu consultório, no DNR em Mafra, Excelente médico.
Fico maravilhado em saber que mais um HENNING fez a diferença em Santa Catarina, .
Os gatos temiam a sua presença. Ele os comi assados.
Dr Diniz além de um excelente médico um ser humano maravilhoso! salvou minha vida!
Minha mãe sempre falou muito bem deste ser humano! Um exemplo de amor à profissão! Atendeu muitas vezes sem cobrar nada e com o mesmo carinho como se tivéssemos pago!
Meu irmão mais velho, meu médico, da família, dos pobres, dos necessitados e dos ricos. Se pagassem ou não o atendimento era igual, com dedicação, profissionalismo e amor ! Que Deus te recompense pelo ser humano que sempre foi!
Tenho boas lembranças do médico Dr Diniz.
Deus o tenha junto de sua glória.
Sempre atendia os pedidos do primo e compadre Juvenal Henning….saudades de um grande ser humano…
Corrigindo…atendia todos….e sem cobrar….
Compadre de meu querido pai…ser humano superior…arendia sempre todos aue pediam…um anjo e profissional muito superior!
Ser humano extraordinario! Profissional da maior competência!
Trabalhei na Maternidade de Mafra nos anos 76 tive o prazer de trabalhar com esse ser humano maravilhoso coração bom
Simples e humilde
Que DEus o tenha em seu braços
Um ser puro de alma, um grande amigo e conselheiro da família. Atendeu com carinho e dedicação por muitos anos todos os meus 10 irmãos. Homenagem muito justa a um homem que executava sua profissão com excelência. ( Gratidão da Família Noel Maidl)
Doutor Dinis honrou seu diploma atendendo a todos sem distinção.
Salvou a vida do meu esposo.
Foi grande médico sem distinção, cuidou dá minha família de meus irmãos
nos com muita dificuldade financeira e ele não cobrava nada e aceitava o pouco que podíamos dar que era presentear, com ovos, galinha.
Fez, parto, operou apêndice, cuidou de meus irmão pequenos, tratou meu pai Nivaldo Hirt de câncer.
Sou muito grata.
Zenilda Ap. Hirt Siqueira
Foi um grande médico da nossa família que Deus o tenha em um bom lugar
Como seu parente e “afilhado de batismo”, sinto imenso orgulho e gratidão por ele. Era realmente o Senhor MÉDICO de família. Não tinha tempo ruim ou obstáculo que o privasse de atender a TODOS com o mesmo afeto, carinho e amor! Que DEUS O TENHA MEU QUERIDO PADRINHO!