Se há um nome que a maioria da população de Rio Negro e Mafra conhece, sem dúvida é João Hipólito Moreira. Este dedicado médico atendeu muitas pessoas em diversas localidades, sempre com amor à profissão e atenção especial aos pacientes. Ele foi responsável pela promoção da saúde e qualidade de vida de diversas famílias rio-negrenses e da região.
Eu tive o privilégio de conhecê-lo, então esta publicação é uma singela homenagem para esta pessoa que nos deixou na noite do dia 01 de abril de 2024 aos 75 anos de idade. Mas o seu legado permanecerá para sempre na memória de todos que puderam conhecer esse grande profissional.
O doutor João Hipólito Moreira atuou principalmente no município de Rio Negro como médico clínico geral e também na Prefeitura Municipal como médico do trabalho. Foi o médico mais atuante em Rio Negro em toda a história. Com experiência na área, por onde passou ele foi reconhecido pelo seu comprometimento em oferecer tratamentos individualizados e eficazes aos pacientes.
FAMÍLIA
João Hipólito Moreira nasceu em Mafra-SC no dia 24 de junho de 1948, sendo filho de Haydee de Almeida Moreira e Aldo Moreira. A família tem origem luxemburguesa. Tinha como irmãos José Luiz Moreira, Carlos Roberto Moreira, Aldo Moreira Jr. e uma irmã por afinidade, Alzira Padilha, que foi criada pelos seus pais e era considerada uma Moreira também.
Eu conversei com os irmãos José Luiz e Carlos. Eles me passaram fotos do saudoso João Hipólito e também informações sobre a personalidade do irmão. Sou muito grato pela colaboração, pois assim conseguimos preservar ao máximo a sua história de vida.
Algumas curiosidades: João Hipólito não teve esposa e filhos. Não gostava de futebol. A sua paixão era trabalhar. Ele valorizava muito o Sistema Único de Saúde, por isso um de seus irmãos me disse que o seu “time do coração” era o SUS. Era um homem de fé, sendo adepto ao catolicismo. Não gostava de dirigir, então era comum vê-lo dentro de um ônibus do transporte público ou chegando aos locais de trabalho com táxi ou carro de aplicativo.
O senhor Carlos Roberto Moreira também revelou alguns princípios que o irmão João possuía:
Ele afirmava que a medicina é uma condição linda, quando exercida com a dignidade e a ética que é própria da profissão. João Hipólito também afirmava que a profissão de médico deve ser exercida com o absoluto compromisso com a ética. É preciso tratar o paciente como se fosse a sua mãe ou o seu filho. Ele também acreditava que nenhuma profissão dá tantas oportunidades em fazer o bem como o médico.
FORMAÇÃO
João Hipólito Moreira foi formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) na década de 1970. Era especialista em Medicina do Trabalho. Além da PUC-PR, ao longo da sua jornada acadêmica João Hipólito também frequentou o Colégio Estadual Barão de Antonina de Mafra, o Colégio Estadual do Paraná e a Universidade Federal do Paraná, onde realizou uma pós-graduação e se tornou especialista em Segurança da Informação.
O médico realizou vários cursos ao longo dos anos, como o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Pública no ano de 1981. De fato ele gostava de obter conhecimentos. Em uma das conversas que eu tive com ele, fui questionado se eu continuo fazendo novos cursos. Ele me disse que nunca devemos parar de obter o conhecimento. Foi uma conversa que eu nunca esquecerei, pois sou adepto a esta prática de sempre buscar novos conhecimentos.
João Hipólito era uma pessoa inteligente. Ele foi, por exemplo, o primeiro colocado no curso de medicina. Seus irmãos me relataram que ele sempre foi um bom aluno em sala de aula.
Também é fato que ele sempre foi uma pessoa ligada nas notícias atuais para ficar sempre bem informado. Ele não apenas foi um bom leitor, mas também foi um comentarista atuante com elogios e críticas construtivas em notícias. É possível encontrar comentários dele no portal Click Riomafra. Por exemplo:
Em novembro de 2016 o Click Riomafra publicou a notícia “11ª Bateria de Artilharia Antiaérea completará 40 anos”. Tendo em vista a necessidade do serviço e os interesses estratégicos, a 11ª Bateria realizou uma transferência em 07 de dezembro de 2015, rumo à cidade de Rio Negro, ocupando as instalações do antigo aquartelamento do 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), localizado junto à Praça Santo Ângelo. O doutor João Hipólito fez o seguinte comentário nesta notícia na data de 24/11/2016 às 20h20:
Parabéns Riomafra pela felicidade de ter 2 unidades do glorioso Exército Brasileiro. Sou oficial da reserva da Aeronáutica, onde servi em Curitiba na antiga EOIG, hoje Cindacta 2, como médico. Fui um verdadeiro apaixonado pela vida militar, onde imperava o respeito ao Brasil. e suas instituições.
João Hipólito Moreira
Mafra SC
Além de acompanhar as notícias locais, o médico gostava de ouvir rádio, pois em 28 de agosto de 2011 às 18h39 ele fez este comentário no Click Riomafra com uma crítica construtiva:
A São José FM precisa modificar o seu perfil de programação. Nós riomafrenses mais intectualizados preferimos sintonizar estações de rádio de Curitiba para ouvirmos uma programação melhor. Aí vai o alerta.
TRABALHOS
João Hipólito atuou por vários anos na saúde de Rio Negro como médico clínico geral, sendo parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e também da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Além de atuar nos postos de saúde, o médico também trabalhou na Prefeitura de Rio Negro como médico do trabalho. Ele estava aposentado desde 2018, mas continuou trabalhando ao ser aprovado em processos seletivos simplificados, o que demonstra o amor que ele tinha à profissão.
Trabalhou também como sanitarista na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e como médico do trabalho no SESI de Santa Catarina. Foi ainda Oficial Médico no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba, e Secretário Municipal de Saúde na Prefeitura Municipal de Piraquara-PR. Ele também trabalhou em Almirante Tamandaré-PR.
O médico João Hipólito Moreira também foi sócio durante um tempo em uma empresa de consultoria e assessoria em segurança e saúde que ficava localizada no Centro de Rio Negro. Ele entrou na sociedade no ano de 2019.
João Hipólito realmente gostava de trabalhar em prol da saúde das pessoas. Ele trabalhou até seus últimos dias de vida, antes de ficar internado por quase dois meses no Hospital São Vicente de Paulo de Mafra, onde faleceu devido a problemas respiratórios graves.
HOMENAGEM
Em setembro deste ano o vereador Luis Boschetto realizou a Indicação nº 210/2024 para a denominação do novo posto de saúde da Vila Zelinda. Segundo o texto da indicação, os moradores daquela localidade fizeram um abaixo-assinado para que houvesse a homenagem. Essa atitude é louvável! Estão de parabéns pela iniciativa.
Eu fiquei feliz quando eu ouvi sobre essa indicação durante uma reunião com os membros da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro, mas no mesmo instante eu pensei: “Isso é bom, mas é pouco para alguém que atuou em todo o município”.
Foi então que eu, como cidadão rio-negrense, sugeri que a homenagem fosse realizada no novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Rio Negro, que está sendo construído com previsão de inauguração na metade de 2025. O local terá uma ampla e moderna estrutura que atenderá todos os munícipes, então a homenagem seria ainda mais justa para alguém que sempre esteve em contato com a cidade e interior de Rio Negro.
A minha ideia foi bem aceita e na tarde da quinta-feira (13/12) o Decreto nº 141/2024, que denomina o novo PAM como Pronto Atendimento Municipal “Dr. João Hipólito Moreira”, foi assinado pelo prefeito James Karson Valério na presença de familiares e amigos do homenageado, além de membros da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Foi uma reunião bastante emocionante que eu tive o privilégio de participar.
O prédio público do novo PAM está localizado na Rua Marçal José Pereira, esquina com a Rua Hugo Palmiquist, no bairro Estação Nova. Após a assinatura do decreto os familiares e amigos de João Hipólito puderam conhecer a estrutura.
Homenagens assim são importantes para valorizar quem muito fez pelo município. João Hipólito Moreira ficará para sempre na história de Rio Negro-PR. Sem dúvida muitas pessoas são gratas por tudo que ele realizou. Eu sou muito grato. Espero que esta minha publicação mostre um pouco da minha gratidão.
Parabéns a todos os familiares e amigos do doutor João Hipólito Moreira pela justíssima homenagem!
Fotos: Arquivo da família
Família maravilhosa de Mafra SC , qdo minha mãe faleceu, DonaAydê sua mãe, me disse agora eu sou sua mãe, casal Maravilhoso Sr. ALDO E DONA Aydê, só poderiam ter filho assim como Dr.João,Deus preservou lugar especial junto a ELE.
Meu eterno Carinho!
Sou muito grata á Deus por ter conhecido esta pessoa maravilhosas
Fui sua paciente por diversas vezes e sempre q o encontrava,sempre dizia, Bom dia Dr, João.
Ele dizia.
Bom dia.
Quem é vc?
Alguém q o Sr cuidou no passado.
Thau Dr.