No passado, antes de surgir o sistema moderno de coleta de esgoto da Sanepar, a cidade de Rio Negro-PR enfrentou dificuldades para que as residências pudessem ter fossas, já que estas enchiam rapidamente porque a água não infiltrava no solo.
Com a necessidade de ter um sistema de coleta de esgoto melhor, o Sr. Ari Kunzer, morador da cidade, inovou na prestação de serviços confeccionando caixas de madeira que eram instaladas diretamente nos vasos sanitários para recolher os resíduos.
Diariamente, no período das 22h à 01h, as caixas eram substituídas por outras vazias. Os resíduos eram descartados e as caixas lavadas para reutilização. Este serviço foi mantido até 1970.
- No meu livro Rio Negro 150 Anos há mais informações sobre isso. Vale a pena conferir! 😉 Clique aqui para encomendar o seu exemplar.
Os “cubeiros” eram os profissionais responsáveis pelos recolhimentos dos recipientes de madeira, chamados de cubos. A querida Marlene Olenik Schiller me lembrou disso.
A Rede Coletora de Esgotos e a Estação de Tratamento de Esgotos começou a ser construída em 1963 em Rio Negro pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).
(imagem ilustrativa)
Eram chamados de ” cubeiros “
Lembrei disto semana passada!!!que loucura era.Me lembro o respeito que tínhamos pelo trabalho daqueles senhores.Mafra demorou para que houvesse um sistema de esgoto.Lembro que no início dos anos 70 foi feito um sistema de esgoto com fossa séptica.
As caixas eram lavadas no rio e seus dejetos jogados nele também, !
Serviço muito desolador pra quem fazia 😔