A histórica ponte Dr. Diniz Assis Henning possui 125 anos de existência. Também conhecida como “Ponte Metálica” e “Ponte Velha”, ela foi inaugurada em 1896 e é um dos principais símbolos da história de Rio Negro-PR e Mafra-SC.
Após a questão de limites de terras entre Santa Catarina e Paraná foram implantadas guaritas na ponte para a cobrança de pedágio dos usuários da mesma.
Na história de Rio Negro é possível encontrar um relato de uma pessoa da época, que quando menina, residindo em Rio Negro, devia levar o almoço para o pai trabalhador que estava em Mafra e sempre era barrada, pois exigiam o pagamento do pedágio, motivo que a fez chorar muitas vezes.
- No meu livro Rio Negro 150 Anos há mais informações sobre isso. Vale a pena conferir! 😉 Clique aqui para encomendar o seu exemplar.
A foto abaixo mostra as guaritas instaladas na ponte:
(A foto de capa mostra a ponte nos anos 90)
LEIA TAMBÉM:
Tenho 57 anos e que eu me lembro, a guarita era onde ficava o “Seu Silva” pra fechar a cancela quando o trem estava se aproximando do cruzamento. Essa “cobrança de pedágio” devia ser arte de alguns malandros que queriam tirar um dinheirinho às custas dos passantes. kkkk